O espetáculo e a mercadoria como signo
por Eugênio Bucci
A imensa oferta de imagens que caracteriza a paisagem da cultura contemporânea costuma ser pensada como se fosse um...
por Eugênio Bucci
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Os Sonetos de Shakespeare, escritos entre 1593 e 1599, costumam ser divididos em duas partes, uma tendo por objeto um...
Objetos sem imagem ou imagens sem objeto procuram tornar manifestas as relações entre a noção de imagem e objeto no...
por Gerd Bornheim
No mundo das ideias, a atração entre os opostos também é lei. A tese precisa da antítese, nem que seja por...
O sebastianismo é um dos grandes “mitos culturais” portugueses, e Antônio Vieira foi o primeiro, no século XVII,...
por Lorenzo Mammi
Entre os séculos III e VI d.C. a música no Ocidente começa a se diferenciar das músicas grega, romana, hindu ou...
por Flavio Di Giorgi
O signo linguístico é sempre um símbolo, não é puramente convencional como um sinal de trânsito. Ele faz parte de...
por Lorenzo Mammi
Entre estudiosos, é aceito que “O burlador de Sevilha”, peça escrita em 1613 por Tirso de Molina, é a...
por Marilena Chaui
Para se destacar o importante vínculo entre o léxico do olhar e o léxico da filosofia podemos recorrer a inúmeros...
O padre Antônio Vieira, quando trata da questão do índio, não é nem progressista nem ideólogo a serviço dos...