A imagem, vestígio desconhecido da luz
por Evgen Bavcar
Reiterativa e, por isso, recíproca ou substitutiva, a díade palavra-imagem nem sempre foi assim. Na renascença...
por Evgen Bavcar
Reiterativa e, por isso, recíproca ou substitutiva, a díade palavra-imagem nem sempre foi assim. Na renascença...
por Ferreira Gullar
O privilégio do olhar na aquisição do conhecimento é inegável. O olhar permite ao homem apreender o mundo com mais...
por Carlos Zilio
Entre os pintores expressionistas abstratos americanos do pós-guerra (Pollock, de Kooning, Rothko…), Barnett...
Novembro de 1769. Suíça. Numa casa perdida nas montanhas, vive Rousseau. Solitário, doente e perseguido, ele retoma a...
por Benedito Nunes
O poeta crítico e o crítico poeta se juntam em T. S. Eliot, para quem a poesia tem uma dupla tarefa: aperfeiçoar a...
Em 1979, durante a apresentação de A vaca surrealista, dois espectadores invadem o palco e desabam no meio dele. Ficam...
De nossa civilização já se disse ser ela a única da História que não se orienta por nenhum valor transcendente....
por Francis Wolff
Dois tipos de discurso nos mascaram o ser das imagens: o técnico e o moral. O discurso técnico, isto é, a pergunta...
por Jorge Coli
Edouard Manet esteve no centro dos debates artísticos nos anos de 1860, que culminaram na origem da pintura moderna,...
Tristão e Isolda, narrativa mítica celta trabalhada pelo imaginário cristão e transposta em ópera por Wagner, é um...