Bom dia, senhor Courbet!
por Jorge Coli
É no campo da marginalidade que Courbet localiza o novo artista. Courbet não teoriza, a exemplo dos filósofos, a...
por Jorge Coli
É no campo da marginalidade que Courbet localiza o novo artista. Courbet não teoriza, a exemplo dos filósofos, a...
por João Luiz Lafetá
A marca constante da poesia de Ferreira Gullar (reunida em Toda poesia, 1950-1980) é a inquietação e o inconformismo....
por Maria Rita Kehl
A novela remete sempre ao “Realismo”, à “realidade brasileira”, à “vida real” ou a...
por Alfredo Bosi
Quando se pensa em cultura, pensa-se em um processo que vem sendo trabalhado há muito tempo, algo que se recebe e que...
por Tania Pacheco
A década de 1960 foi uma das mais ricas para o teatro brasileiro. O aparecimento de grupos que realizavam uma efetiva...
por Eugênio Bucci
Quando, em 2001, as Torres Gêmeas de Nova York foram alvejadas por aviões de carreira com transmissão ao vivo pela...
Cézanne é considerado o tronco do qual nascem as grandes correntes da pintura no século XX. Mas essa unanimidade...
O século XVIII reconheceu a estética como disciplina filosófica autônoma, o que se deveu, em parte, à...
Se por um lado se impõe progressivamente a visão dos produtos culturais televisivos como simulacros (logo, imagens...
por Benedito Nunes
Nietzsche, Freud e Marx, segundo Foucault, fundaram a hermenêutica moderna em que o ato interpretativo tende a...